PLAN LOTEAMENTOS

Código de Ética - Plan Loteamentos

Nossos Valores

Nossa ética corporativa está também refletida nos nossos comportamentos, nossas práticas, crença e valores. É no exercício diário das nossas atividades que demonstramos de fato quem somos e como somos. Valorizamos pessoas leais, amigas e que sentem prazer em trabalhar na organização, em servir ao cliente e em resolver os problemas de forma ágil e competente.

 

Queremos construir um ambiente de respeito às leis e aos valores éticos, a busca constante pela transparência e o sigilo das informações.

Os Pilares Éticos da Plan

  • Respeito às normas;
  • Diversidade;
  • Meio ambiente;
  • Integridade;
  • Transparência;
  • Consciência.

Práticas e condutas que consolidam nossos Princípios Éticos

  • – Cumprimos as leis, normas e regulamentos de nosso país, respeitando todas as instâncias do direito (administrativo, ambiental, cível, comercial, trabalhista e tributário).
  • – Promovemos internamente a percepção de que leis, normas e regulamentos não dão conta das implicações éticas de todas as situações.
  • – Incentivamos a reflexão sobre como nossas ações, do ponto de vista ético, podem influenciar.
  • – Cultivamos um ambiente de respeito à dignidade, à diversidade e aos direitos humanos.
  • – Coibimos qualquer tipo de discriminação, desrespeito, exploração e preconceito.
  • – Propiciamos o desenvolvimento humano e profissional dos nossos colaboradores por meio de prática e políticas adequadas de salários e benefícios, além da promoção de programas de educação e saúde no trabalho.

Princípio da Boa-Fé

  • – Agimos com transparência e assumimos responsabilidades por nossos atos e nossas escolhas.
  • – A boa-fé está na origem de toda conduta ética. Ela se baseia no respeito humano e tem como premissas a honestidade de propósitos, a sinceridade e a cortesia.
  • – Sua prática melhora nossa percepção das necessidades alheias, aumentando o grau de confiança que temos uns nos outros e facilitando o diálogo e a convivência.
  • – O resultado da boa-fé é uma atuação mais transparente e responsável, que influencia positivamente a concretização de bons negócios.

Atitudes que são exemplos de boa-fé

  • – Empenhar-se em fazer o que é certo.
  • – Fazer aos outros o mesmo que gostaríamos que fizessem conosco.
  • – Cultivar a cordialidade nos relacionamentos.
  • – Praticar o diálogo e não imposição do ponto de vista
  • – Praticar a escuta ativa, acolhendo a diversidade de opiniões relativas ao trabalho e estimulando a proximidade de pares, colegas e equipes.
  • – Colaborar com os colegas para a boa realização das tarefas e orientar com paciência e interesse todos aqueles que nos procuram.
  • – Compartilhar com os colegas para a boa realização das tarefas e orientar com paciência e interesses todos aqueles que nos procuram.
  • – Compartilhar informações não confidenciais cujo desconhecimento possa induzir alguém
    ao erro.
  • – Guardar as informações confidenciais.
  • – Dar o devido crédito às ideias e realizações dos colegas.
  • – Não apresentar ideias, opiniões e preferências pessoais como se fossem da organização ou dos seus administradores.
  • – Ouvir com acolhimento sugestões, críticas e dúvidas e buscar respondê-las com profissionalismo e agilidade, valorizando os interesses, o tempo, as opiniões e os sentimentos das pessoas.
  • – Estimular nossos parceiros e fornecedores a compartilhar dos nossos valores e princípios éticos.
  • – Orientamos nosso relacionamento com o setor público pelos princípios da cidadania corporativa.
  • – Mantemos nossas decisões livres de preferências partidárias ou ideológicas.
  • – Condicionamos eventuais contribuições a partidos e candidatos políticos à conformidade com nossas diretrizes corporativas.
  • – Responsabilidade social e ações beneficentes fazem parte de nossa cultura.
  • – Agimos em conformidade com os preceitos da livre concorrência e respeitamos a reputação e as opiniões dos nossos concorrentes.
  • – Prezamos a propriedade intelectual e não utilizamos informações de concorrentes sem sua autorização expressa.
  • – Cultivamos ambientes que propiciem a realização de um trabalho de alta qualidade, relevante para quem o executa, para instituições e para sociedade.
  • – O modo como realizamos nossas tarefas, honramos compromissos e nos comportamos revela o valor que atribuímos aos outros e a nós mesmos, dando indícios de nosso caráter, civilidade e humanidade.
  • – Nossos hábitos e atitudes tanto influenciam positivamente a reputação e a confiança que recebemos quanto geram descrédito, dando origem a insatisfações pessoais e profissionais, que, em casos extremos, podem levar à pratica de corrupção e atos ilícitos.
  • – Daí a importância de cultivar comportamentos que protegem nossa dignidade pessoal e nos tornem confiáveis aos olhos dos colegas e da empresa.

Sobre condutas pessoais

  • – Respeitar quem pensa diferente ou discorda de você.
  • – Lembrar que ninguém deve ser discriminado por preferências políticas, sexuais, religiosas, esportivas ou culturais.
  • – Não reproduzir boatos e maledicências.
  • – Usar o bom senso e a polidez para desfazer mal-entendidos.
  • – Se errar, não oculte o fato. Esforce-se para mitigar suas eventuais consequências negativas e procure aprender com seus erros.
  • – Participar com pontualidade e dedicação dos treinamentos oferecidos pela empresa.
  • – Cuidar das instalações, recursos, equipamentos e materiais de trabalho e não utilize para fins particulares.
  • – Controlar o consumo de água, energia, papel, objetos de plásticos e materiais de escritório, contribuindo para a economia e preservação do meio ambiente.

Sobre práticas e relacionamentos profissionais

  • – Comunique ao seu gestor qualquer transgressão ao Código de Ética.
  • – Realize seu trabalho com integridade, diligência e fidelidade aos interesses da empresa.
  • – Seja cauteloso com as informações a que tem acesso, impedindo seu vazamento e guardando a confidencialidade.
  • – Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em boatos e rumores.
  • – Valorize o trabalho em equipe sendo participativo, entregando pontualmente o que foi combinado e compartilhado conhecimento e informações que não sejam de natureza confidencial.
  • – Procure conhecer as atividades dos parceiros de negócios, evitando que a empresa involuntariamente contribua com atos ilícitos.
  • – Procure os canais competentes para tentar atender às solicitações dos clientes.
  • – Evite conflitos com clientes.
  • – Busque a orientação de seu gestor antes de participar de entrevistas e programas na mídia.

Sobre a Gestão de finanças pessoais

  • – Previna-se contra desequilíbrios financeiros, pois eles acarretam prejuízos de ordem moral, psicológica, profissional e social.
  • – Gerencie os negócios pessoais e familiares com planejamento, prudência e responsabilidade.
  • – Evite a inadimplência.
  • – Priorize os investimentos de longo prazo e não realize negócios muito arriscados ou oportunistas.

Sobre empréstimos e comércio entre colegas

  • – Evite solicitar ou conceder empréstimos a colegas de trabalho.
  • – Não compre nem venda qualquer mercadoria nas dependências da organização.

Sobre conflitos de interesses

  • – Sempre que os interesses pessoais de um colaborador são contrários aos da empresa ou dos seus públicos de relacionamento, configurasse um conflito de interesses.
  • – Essas situações precisam ser administradas com eficiência e transparência. Ao perceber um conflito comunique ao seu gestor.

Proteção das informações

  • – As informações e o know-know (conhecimentos, tecnologias, métodos, sistemas, etc.) que circulam internamente são de propriedade da Plan e não podem ser usados para fins particulares nem repassados a terceiros.
  • – É preciso cuidado especial com as informações não-públicas (restritas, confidenciais e internas).
  • – Utilize nossas informações e know-know apenas em benefício da empresa.
  • – Respeite a privacidade dos clientes, fornecedores, sócios, colegas de trabalho, mantendo em sigilo suas informações profissionais e pessoais.
  • – Proteja e impeça o vazamento de qualquer documento ou informação que possa causar prejuízo ou desconforto a pessoas ou à empresa.
  • – Certifique-se de que outros setores da empresa não tenham acesso a informações não-públicas que circulam em seu departamento.

Negócios pessoais

  • – Baseie seus negócios pessoais em informações públicas, e sem usar informações privilegiadas.
  • – Não utilize informações da empresa para realizar negócios para sí ou para terceiros. Não realize negócios pessoais durante o horário de trabalho ou que conflitem com a empresa.

Brindes, presentes e cortesias

  • – Caso receba brindes de fornecedores, clientes ou outros stakeholders, os mesmos deverão ser entregues à administração, para doação.
  • – Não aceite gratificações financeiras ou não financeiras, patrocínios, descontos em transações de caráter pessoal, convites para participar de eventos e quaisquer outras cortesias.
  • – Se as práticas de mercado exigirem uma troca de cortesias, converse antes com seu gestor.

Atividades Externas

  • – O trabalho em outras organizações como funcionário, prestador de serviço, consultor, dentre outros não pode conflitar em nenhum sentido com sua atividade na Plan.

Relações comerciais

  • – Solicite autorização de seu gestor, por escrito, antes de estabelecer relações comerciais particulares com stakeholders que mantenham qualquer tipo de relacionamento, interesse ou vínculo com a Plan.

Familiares, colegas e amigos

  • – Caso algum parente, familiar, colega de trabalho ou amigo venha a fazer negócios com a empresa, estes não devem ter nenhum tipo de benefício, vantagem ou favorecimento.

Abrangência e gestão do Código de Ética

  • – Mais do que um simples documento, o Código de Ética é uma ferramenta de trabalho para todos na empresa, independentemente do nível hierárquico.
  • – Cabe a cada colaborador, agir de acordo com as orientações deste Código.
  • – O efetivo compromisso com os nossos Princípios de Ética é a primeira contribuição de cada um para a construção de uma empresa sólida, perene e capaz de se desenvolver de maneira sustentável e comprometida com o seu tempo.

Comunicação de Desvios

  • – Cada um de nós é responsável por garantir que o Código de Ética seja cumprido em todas as instâncias de organização.
  • – Administradores e colaboradores devem ficar atentos e comunicar eventuais irregularidades ao seu gestor.
  • – No dia a dia, também podem surgir situações dúbias ou não previstas neste Código e que exigem uma avaliação individualizada. Nestas situações, leve o caso para seu gestor.
  • – Seja qual for caso, estamos preparados para receber dúvidas, denúncias, reclamações e sugestões e encaminhar para as apurações necessárias.
  • – Os manifestantes serão protegidos contra represálias e as apurações serão conduzidas com profissionalismo, imparcialidade, sigilo e confidencialidade.
  • – Manifestações anônimas também serão aceitas. O importante é não se omitir.
×